DIA DO IDOSO
A coordenação da UMAP deseja a todos os idosos um feliz Dia do Idoso com muita saúde, felicidade e bem-estar.
Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Até o ano de 2006 o Brasil comemorava o Dia do Idoso na data de 27 de Setembro. Como a maioria dos municípios do Brasil adotaram no passado, desde 2006 se adotou a Semana do Idoso de 27 de Setembro a 1º de Outubro, aproveitando a proximidade das duas datas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
Veja a matéria completa no: Jornal da 3ª Idade e BVS – Biblioteca Virtual em Saúde.
Atenciosamente
Coordenação UMAP